Como gerar o arquivo para SINTEGRA
Este documento contém instruções sobre como gerar o arquivo SINTEGRA no sistema Enterprise.
Definição:
Conforme definnição do site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais:
SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
O Convênio 57/95, assinado pelo Ministro de Estado da Fazenda e os Secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, na 78ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e a escrituração de livros fiscais por contribuinte usuário de sistema de Processamento Eletrônico de Dados (PED).
Outra informação no site da SEFAZ-MG:
Quem deve apresentar o arquivo eletrônico?
Deverão apresentar o arquivo eletrônico todos os contribuintes, inclusive os optantes pelo SIMPLES NACIONAL, que utilizem Processamento Eletrônico de Dados (PED) para a emissão de documentos fiscais e/ou para a escrituração de Livros Fiscais, inclusive quando a escrituração fiscal for feita em escritório de contabilidade nos termos da Portaria SRE N.ª 222/2023. Os contribuintes substitutos tributários, independentes de serem usuários de PED, também devem apresentar arquivo eletrônico nos termos do §3ª do art. 37 do Anexo V do RICMS/2023.
Como gerar o arquivo no sistema Enterprise:
Abrir o aplicativo TradeWin.exe, preencha os campos Usuário e Senha e tecle OK para inicializar o sistema.
Escolher no Menu as seguintes opções:
- Sistemas - Livros Fiscais
Em seguida:
- Menu Arquivos / Arquivos de Exportação
Nesta rotina deverá ser cadastrado o arquivo temporário para geração dos dados, ao informar o nome e período, o sistema irá gerar extensão de LIF, (ex: DEZ2009lif) no campo Arquivo Gerado você irá informar um arquivo (nome) que o sistema acrescentará extensão TXT (ex: DEZ20009.txt) onde será gravados os dados.
Com o arquivo criado, acesse o menu Movimentos - Exportação - Exportação dos Registros - Sintegra
Nesta rotina poderá ser gerados arquivos para NF de Saídas e NF Entradas (É exigência da Secretaria da fazenda que apresente informações de entradas e saídas no mesmo arquivo).
Informar o nome do arquivo temporário criado na rotina anterior (DEZ2009.lif) e no campo Arquivo a ser Processado, deverá marcar a opção desejada conforme exemplo abaixo.
Exemplo:
( ) nota fiscal de entrada
( ) nota fiscal de saída
Filtro:
Realizada a exportação, acessar o caminho Movimentos - Exportação - Geração dos Arquivos - Sintegra - CFO 4 - dígitos.
Observação:
CFO – 3 DÍGITOS : Utilizar esta opção quando op período das informações for anterior a 01/01/2004, código de operação fiscal for = 3 dígitos.
CFO – 4 DÍGITOS: Utilizar esta opção quando op período das informações for posterior 31/12/2003, código de operação fiscal for = 4 dígitos.
Filtro:
Arquivo Temporário: Informar o arquivo de exportação : DEZ2009lif
Arquivo a ser Gerado: Informar nome do txt a ser gerado: DEZE06.txt
Responsavel: Nome do Responsavel pelo Arquivo
Gerar Dados de Conhecimento de Transporte: Deverá estar marcado para empresas que emitem conhecimento de transporte próprio.
Colocar como ISENTO Inscrição Estadual Inválida: Para clientes e/ou fornecedores que estejam com inscrição estadual inválida, o sistema substituirá a mesma por ISENTO.
Descrição da Filial: Definir se será “Nome Fantasia (nome)” ou “Razão Social”.
Código de Identificação: Informar o mesmo que informou na exportação dos registros; Sendo: 3 para períodos posteriores a 31/12/2003...)
Código de Natureza das operações: Identificação das informações enviadas a Secretária da Fazenda. (TOTALIDADE DAS OPERAÇÕES DO INFORMANTE)
Código de Finalidade do Arquivo Magnético: tipos de informações contidas no txt enviado (NORMAL)
Demais informações (que são solicitadas de acordo com o anexo VII reg. De ICMS).
Assim que confirmar esta opção o sistema estará emitindo um relatório que poderá ser enviado para arquivo ou diretamente para impressora. Este relatório deverá ser entregue junto com o arquivo gerado. Caso gerar para arquivo deverá informar o nome para geração deste arquivo diferente do utilizado para geração do txt . Ex: AcompDez.txt
Observação: Maiores detalhes do conteúdo do arquivo exportado, consultar Estrutura do Arquivo Magnético do SINTEGRA.
Por fim, para validar o arquivo, basta utilizar o Validador SINTEGRA da SEFAZ, disponível no site ww.sintegra.com.br, no caminho Serviçoçs - Downloads