Rejeição: Informado NCM inexistente

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Revisão de 10h18min de 17 de outubro de 2024 por Felipe (discussão | contribs)
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Este artigo contém instruções de como ajustar NFe que esta apresentando rejeição Informado NCM inexistente.

Tutorial

PASSO 1

Ao emitir uma nota é reportada uma rejeição no envio. Ao consultar a rejeição no Gerenciamento de Exceções no botão Inconsistência é exibida a rejeição Informado NCM inexistente.

Rejeição NCM Inexistente


PASSO 2

Essa rejeição acontece quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. O código NCM do produto também possui uma data de validade, com isso pode acontecer de o NCM também não estar mais válido.

Para consultar todos os NCMs ativos acessar o link:

https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publicoCads

PASSO 3

Geralmente essa rejeição vem acompanhado com o número do Item que está incorreto (nItem) pois podem existir vários itens na nota. Depois de descobrir qual o item que está com problema e consultar qual o NCM correto, é necessário entrar no cadastro do produto e acertar o seu NCM para que não aconteça outras rejeições.

Mas caso seja uma urgência e precise liberar a nota rapidamente, deve-se clicar no botão Acertar e alterar o NCM somente para aquela nota. Lembrando que essa alteração só valerá para essa nota fiscal.

Acertar NCM para a nota fiscal