Rejeição: Informado NCM inexistente
Este artigo contém instruções de como ajustar NFe que esta apresentando rejeição Informado NCM inexistente.
Tutorial
PASSO 1
Ao emitir uma nota é reportada uma rejeição no envio. Ao consultar a rejeição no Gerenciamento de Exceções no botão Inconsistência é exibida a rejeição Informado NCM inexistente.
PASSO 2
Essa rejeição acontece quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. O código NCM do produto também possui uma data de validade, com isso pode acontecer de o NCM também não estar mais válido.
Para consultar todos os NCMs ativos acessar o link:
https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publicoCads
PASSO 3
Geralmente essa rejeição vem acompanhado com o número do Item que está incorreto (nItem) pois podem existir vários itens na nota. Depois de descobrir qual o item que está com problema e consultar qual o NCM correto, é necessário entrar no cadastro do produto e acertar o seu NCM para que não aconteça outras rejeições.
Mas caso seja uma urgência e precise liberar a nota rapidamente, deve-se clicar no botão Acertar e alterar o NCM somente para aquela nota. Lembrando que essa alteração só valerá para essa nota fiscal.