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{{DISPLAYTITLE:Atendimento MicroUniverso}}


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<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">'''Saiba como registar um Atendimento nos canais da MicroUniverso'''</span></span>


'''Metodologia '''
== '''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Metodologia</span></span>''' ==
O Atendimento trabalha com planejamento baseado nos registros de Atendimentos dos usuários na Área do Cliente.


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O usuário e senha para login são dados pessoais. O usuário é o único responsável pelo uso de suas credenciais de acesso. Considerando que a senha é a principal ferramenta de autenticação, ela deve ser individual, intransferível e mantida em segredo, sendo o usuário o responsável por todas as atividades efetuadas durante seu uso.
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'''<br />
O atendimento aberto hoje será colocado no planejamento do dia seguinte, em casos de urgência atenderemos o mais rápido possível.
'''
 
== '''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Área do Cliente</span></span>''' ==
Para registro de atendimento acessar o site da Microuniverso, na área do cliente: https://www.microuniverso.com.br/area-do-cliente/. Também  oferecemos uma área do cliente que permite:
 
* Registrar atendimentos (Tickets)
* Consultar o andamento dos Tickets registrados
* Acessar os treinamentos ministrados para a empresa
* Acessar nosso portal do conhecimento


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Para acessar a área do cliente, a empresa precisa de um usuário e senha. Esse usuário e senha são fornecidos por empresa e podem ser disponibilizados para os usuários certificados para abrir os Tickets.
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O Atendimento trabalha com planejamento, você tem um usuário e senha para registrar atendimento pela extranet.
Ao acessar o endereço acima, você verá a página principal do site com o seguinte menu:


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[[Arquivo:Image30112025d.png]]
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O atendimento aberto hoje será colocado no planejamento do dia seguinte, em casos de urgência atenderemos o mais rápido possível.


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Ao clicar na opção Área do cliente irá aparecer abrir a tela


Para registro de atendimento acessar o site da Microuniverso, na área do cliente: https://www.microuniverso.com.br/area-do-cliente/
[[Arquivo:Image30112025e.png]]


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Ver orientações do documento abaixo:
Neste momento precisará usar o login e senha para entrar dentro da área do cliente e ter acesso ao menu abaixo:


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[[Arquivo:Image30112025f.png]]
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'''<br />
'''


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'''Como registar um atendimento?'''
A seguir, explicaremos como navegar pelo menu da área do cliente para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades oferecidas.


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Para registro de atendimento acessar o site da Microuniverso, na área do cliente: https://www.microuniverso.com.br/area-do-cliente/
'''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Portal do Conhecimento</span></span>'''


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Nosso portal do conhecimento oferece uma variedade de artigos para ajudar os usuários a esclarecer dúvidas sobre a utilização de diferentes rotinas.
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[[Arquivo:Image30112025g.png]]


Após acessar a área Clicar em Cadastrar, selecionar o Nome do Contato, colocar a Descrição Geral e clicar em Gravar.


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Após gravar Adicionar Tópico, informando o questionamento. 
'''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Cadastrar Ticket</span></span>'''


</div>
O cadastro de atendimentos (Tickets) é obrigatório. Já mostramos como realizar o registro pelo WhatsApp. Agora, vamos demonstrar como fazer o registro na área do cliente.  
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Obs.: Se não houver tópico não conseguimos identificar o registro do atendimento.
[[Arquivo:Image30112025h.png]]


</div>
Para cadastrar um pré-atendimento, siga os passos abaixo:


</div>
# Clique em Cadastrar Ticket
<div style="margin-left: 30.0px;">
# Selecione um Solicitante.
# Informe uma versão.
# Descreva a dúvida ou problema.
# Poderá anexar arquivos, se necessário.
# Clicar em cadastrar.


[[File:BCC_Base_de_Conhecimento_Canais_de_Atendimento_Como_registar_um_atendimentoimage2023-5-17_16_57_22.png|500px]]
Após o registro, o líder do time de atendimento irá gerar um Ticket que será avaliado pela equipe.  


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'''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Ticket</span></span>'''


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Esta opção será utilizada para acompanhar os Tickets abertos, permitindo a visualização da situação atual e dos retornos.


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[[Arquivo:Image30112025i.png]]


1 - Terá que cadastrar um pré-atendimento seguindo os passos abaixo:
Ao selecionar a opção '''Meus Tickets''', o usuário terá acesso às seguintes abas:


</div>
* '''Atendimentos''': Mostrará todos os Tickets que estão com a equipe de atendimento ou manutenção de erro.
* **  Clicar em Cadastrar
* '''Desenvolvimento''': Mostrará todos os Tickets que estão com a equipe de desenvolvimento para alteração (PA).
**  Selecionar  um Contato
* '''Ordem de Serviço''': Mostrará todos os Tickets que estão com a equipe de Base para fazer algum serviço.
**  Colocar o assunto. 
* '''Histórico de Transações''': Mostrará onde passou os Tickets dentro da empresa. Exemplo: Um Ticket que entrou para a equipe do atendimento e passamos para a equipe de base foi visualizado nesta aba com o histórico de situações que passaram dentro da empresa.
**  Clicar em Gravar


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Para todas as opções conseguirá ver os Tickets ainda em aberto, fechados ou todos. Conseguirá exportar para excel.  


2 - Adicionar tópico colocando versão correta e opção que gerou o problema. 
Para consultar o histórico ou enviar um retorno, irá clicar na opção conforme mostrado abaixo:


</div>
[[Arquivo:Image30112025j.png]]
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3 - Fazer uma descrição resumida do problema na Descrição Geral


</div>
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4 - Gravar o tópico.             
'''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Versões Liberadas</span></span>'''


</div>
Esta opção permite acompanhar as versões liberadas nos Tickets que possuem versão liberada.  
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5 - Após o analista de Micro Universo fazer sua análise e transformar um tópico em ficha, 
[[Arquivo:Image30112025k.png]]


</div>
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    será gravado o número da mesma para acompanhamento via internet.   


</div>
'''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Treinamentos Recebidos</span></span>'''


</div>
Esta opção disponibiliza as gravações dos treinamentos realizados para a empresa. Temos um grupo no WhatsApp que oferece treinamentos coletivos, e essas sessões ficam à disposição dos clientes que participaram.


</div>
[[Arquivo:Image30112025l.png]]


</div>


</div>
'''<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">Mapa de Utilização</span></span>'''
<!-- From bodyContent 209977352.mraw -->


Em breve iremos disponibilizar o acesso ao Mapa de Utilização pela área do cliente.
[[Categoria:Canais de Atendimento]]
{{DEFAULTSORT:Atendimento MicroUniverso}}

Edição atual tal como às 08h35min de 1 de dezembro de 2025


Saiba como registar um Atendimento nos canais da MicroUniverso

Metodologia

O Atendimento trabalha com planejamento baseado nos registros de Atendimentos dos usuários na Área do Cliente.

O usuário e senha para login são dados pessoais. O usuário é o único responsável pelo uso de suas credenciais de acesso. Considerando que a senha é a principal ferramenta de autenticação, ela deve ser individual, intransferível e mantida em segredo, sendo o usuário o responsável por todas as atividades efetuadas durante seu uso.

O atendimento aberto hoje será colocado no planejamento do dia seguinte, em casos de urgência atenderemos o mais rápido possível.

Área do Cliente

Para registro de atendimento acessar o site da Microuniverso, na área do cliente: https://www.microuniverso.com.br/area-do-cliente/. Também oferecemos uma área do cliente que permite:

  • Registrar atendimentos (Tickets)
  • Consultar o andamento dos Tickets registrados
  • Acessar os treinamentos ministrados para a empresa
  • Acessar nosso portal do conhecimento

Para acessar a área do cliente, a empresa precisa de um usuário e senha. Esse usuário e senha são fornecidos por empresa e podem ser disponibilizados para os usuários certificados para abrir os Tickets.

Ao acessar o endereço acima, você verá a página principal do site com o seguinte menu:

Image30112025d.png


Ao clicar na opção Área do cliente irá aparecer abrir a tela

Image30112025e.png


Neste momento precisará usar o login e senha para entrar dentro da área do cliente e ter acesso ao menu abaixo:

Image30112025f.png


A seguir, explicaremos como navegar pelo menu da área do cliente para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades oferecidas.


Portal do Conhecimento

Nosso portal do conhecimento oferece uma variedade de artigos para ajudar os usuários a esclarecer dúvidas sobre a utilização de diferentes rotinas.

Image30112025g.png


Cadastrar Ticket

O cadastro de atendimentos (Tickets) é obrigatório. Já mostramos como realizar o registro pelo WhatsApp. Agora, vamos demonstrar como fazer o registro na área do cliente.

Image30112025h.png

Para cadastrar um pré-atendimento, siga os passos abaixo:

  1. Clique em Cadastrar Ticket
  2. Selecione um Solicitante.
  3. Informe uma versão.
  4. Descreva a dúvida ou problema.
  5. Poderá anexar arquivos, se necessário.
  6. Clicar em cadastrar.

Após o registro, o líder do time de atendimento irá gerar um Ticket que será avaliado pela equipe.


Ticket

Esta opção será utilizada para acompanhar os Tickets abertos, permitindo a visualização da situação atual e dos retornos.

Image30112025i.png

Ao selecionar a opção Meus Tickets, o usuário terá acesso às seguintes abas:

  • Atendimentos: Mostrará todos os Tickets que estão com a equipe de atendimento ou manutenção de erro.
  • Desenvolvimento: Mostrará todos os Tickets que estão com a equipe de desenvolvimento para alteração (PA).
  • Ordem de Serviço: Mostrará todos os Tickets que estão com a equipe de Base para fazer algum serviço.
  • Histórico de Transações: Mostrará onde passou os Tickets dentro da empresa. Exemplo: Um Ticket que entrou para a equipe do atendimento e passamos para a equipe de base foi visualizado nesta aba com o histórico de situações que passaram dentro da empresa.

Para todas as opções conseguirá ver os Tickets ainda em aberto, fechados ou todos. Conseguirá exportar para excel.

Para consultar o histórico ou enviar um retorno, irá clicar na opção conforme mostrado abaixo:

Image30112025j.png


Versões Liberadas

Esta opção permite acompanhar as versões liberadas nos Tickets que possuem versão liberada.

Image30112025k.png


Treinamentos Recebidos

Esta opção disponibiliza as gravações dos treinamentos realizados para a empresa. Temos um grupo no WhatsApp que oferece treinamentos coletivos, e essas sessões ficam à disposição dos clientes que participaram.

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Mapa de Utilização

Em breve iremos disponibilizar o acesso ao Mapa de Utilização pela área do cliente.