Rejeição 656: Consumo Indevido
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Este artigo tem por objetivo orientar o usuário no entendimento da Rejeição 656: Consumo Indevido e nas possíveis aplicações de correções no sistema para a emissão da nota fiscal..
Tutorial
PASSO 1
Este problema ocorre quando há um grande volume de consultas no servidor da Sefaz em um período de tempo muito curto. O limite é de 600 consultas a cada 5 minutos para um mesmo certificado. Quando isso ocorre a Sefaz bloqueia as consultas, retornando a Rejeição 656.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles:
- Quando o Software Emissor não tem tem sucesso na consulta e por algum motivo e faz novas consultas num intervalo de tempo muito curto (looping) na tentativa de obter o retorno correto da Sefaz. Esse mau comportamento do software emissor pode acontecer por alguma falha do próprio software, problema no certificado transmissor ou até mesmo por alguma falha no Webservice de Consulta da Sefaz.
- Quando um volume elevado de documentos é processado num pequeno intervalo de tempo. Isso demandará um volume elevado de consultas, podendo ultrapassar o limite definido. Isso ocorre com muita frequência no Recebimento de DFes.
- Quando são feitas várias tentativas de solucionar uma nota num prazo muito curto.
PASSO 2
Para a solução desse problema, é necessário aguardar alguns minutos antes de enviar novas notas e esperar a liberação da Sefaz