Processo de Impressão de NF-e
Este contém instruções sobre os processos que envolvem a impressão de DANFE no ERP da MicroUnoverso.
A Micro Universo possui três aplicativos que são responsáveis pela emissão das DANFEs, de acordo com o cenário do cliente, optamos pela utilização de dois ou três desses aplicativos, segue pequeno descritivo de cada um deles:
MUNFE:
Este aplicativo é responsável pela comunicação do servidor de banco de dados com a SEfaz do estado para a autorização da emissão da nota fiscal eletrônica, este aplicativo roda no servidor de banco e há uma sessão para cada filial, este aplicativo também é responsável pelo envio do PDF das danfes e XMLs para os clientes:
Monitor NF-e:
Este é o aplicativo também roda no servidor de banco de dados e é responsável pela integração de todas as informações da danfe no banco de dados, ele também é responsável
para impressão da danfe em casos de clientes com somente uma filial pois é o servidor de banco que “imprime” a danfe diretamente na impressora.
No servidor de banco de dados há um arquivo de configuração dentro da pasta Windows que se chama muconfignfe.ini, nesse arquivo eu configuro quais são as filiais que o monitor NF-e do servidor de banco de dados irá processar as danfes, nesse caso, todas as filiais estão configuradas para serem monitoradas por esse aplicativo.
Porém como o cliente possui filiais, implementamos também o monitorimpdanfe.
Monitor Imp Danfe:
Haverá um aplicativo que deverá rodar nas estações do caixa de cada filial, caso em alguma filial haja mais de um caixa, este aplicativo será instalado em somente uma estação por filial, Esse aplicativo é o monitorimpdanfe.
Este aplicativo é responsável somente pela impressão da DANFE apo´s ela ser processada pelo MUNFE e pelo Monitor Nf-e, isso se faz necessário para que o Monitor Nf-e que esta no servidor de banco de dados não precise imprimir a danfe e sim o monitor imp danfe que é responsável por essa impressão.
Este aplicativo roda na estação do caixa e precisa estar aberto durante todo o dia, eu inseri o atalho do monitorimpdanfe no startup das máquinas, ou seja, há a necessidade da instalação local do sistema somente para esta finalidade.
Na estação onde o monitorimpdanfe esta instalado, também há o arquivo muconfignfe.ini, porém neste arquivo, só há configurada a devida filial onde ele esta rodando.
Nota: Só é necessário haver um monitor imp danfe em cada filial.
- Filial 01 – Executa somente o monitor nfe no servidor juntamente com os três MUNFs.
- Filial 02 - Executa somente o monitorimpdanfe
- Filial 99 - Executa somente o monitorimpdanfe
- Direcionamento Automático da Impressão da DANFE.
Como o sistema “acha” a impressora para a emissão da danfe de forma automática?
Há um dado adicional no cadastro dos usuários do sistema chamado: “Impressora a ser utilizada para emissão da DANFE”, nele deve estar configurado o caminho da impressora conforme exemplo abaixo:
É através desse dado adicional que o sistema “acha” a impressora, ou seja, caso haja troca de impressora, troca de máquina e etc, basta alterar essa dado adicional que o sistema passará a encontrar a impressora novamente.
Winprint:
O sistema ainda possui alguns relatórios em modo texto ( para impressoras matriciais ) como o relatório de vendas inconsistentes, fechamento de caixa e etc, para que não haja a necessidade de uma impressora matricial, adotamos uma aplicação de terceiros gratuita chamada Winprint.
A função desse aplicativo ( que deverá rodar nas estações dos caixas das lojas ) é somente pegar um arquivo TXT e imprimi-lo como se fosse gráfico, ou seja, no sistema direcionamos a impressão em TXT para uma pasta ( a pasta do winprint ) e o winprint “pega” esse arquivo e o direciona para impressora.
A pasta do winprint fica na unidade C: das estações do caixa, dentro dela há uma pasta IMP, esta pasta deve estar compartilhada pois é nela que o sistema irá salvar os arquivos TXT e é ela que o winprint monitora, assim que “bater” um arquivo TXT, o winprint direciona para a impressora.