MUUP - Roteiro de Instalação e Usabilidade
Este artigo contém instruções de instalação e usabilidade da ferramenta.
A proposta do MUUP é automatizar as tarefas de instalação e atualização dos módulos do sistema, é um robô que atualiza as versões remotamente.
O MUUP possui dois componentes:
1. Serviço MUUP (cliente), executado na estação que possui os módulos do ERP
2. Controle do MUUP (servidor), executado em uma estação qualquer através do Atualizador de Versão
3. Utilização do MUUP para atualizar os módulos do sistema.
Tutorial
PASSO 1
Instalação do MUUP (cliente), executado em cada estação de trabalho que está na rede e sub rede da empresa.
Acesse o nosso FTP para baixar o executável:
http://download.microuniverso.com.br/muup/
Ao baixar o instalador na pasta download, ou outra qualquer da máquina, clique com o botão direito do mouse e execute o arquivo como administrador:
Será aberto a tela abaixo:
Clique no botão INSTALAR, e em seguida o processo será inicializado:
Ao finalizar, clique no botão CONCLUÍDO
PASSO 2
Controle do MUUP (servidor), executado em uma estação qualquer através do Atualizador de Versão
Baixe o atualizador de versão configurado para executar o MUUP
Acesse o nosso FTP para baixar o executável:
http://download.microuniverso.com.br/muup/
Baixado o instalador do gerenciador
Clique com botão direito do mouse e execute como administrador, então será inicializado o processo:
Clique no botão OK
Em seguida clique no botão Avançar
Crie um atalho na área de trabalho (opcional) e em seguida Avançar novamente
Clique em Instalar:
Será iniciada a instalação:
Ao finalizar clique em concluir:
Será concluída a instalação do gerenciador do MUUP
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PASSO 3
Essa próxima etapa consiste em usar o MUUP para atualizar as estações remotamente de forma automatizada.
Localize em sua área de trabalho o aplicativo Gerenciador MUUP;
Clique com o botão direito do mouse e execute como Administrador (muito importante, pois somente com as permissões de administrador, poderá utilizar e atualizar os executáveis)
Será aberta a tela de Login da Intranet, esse usuário e senha é o mesmo que é utilizado para abertura de atendimentos na MicroUniverso, inserido o usuário e senha, clique no botão Autenticar:
Autenticada suas credenciais, será aberta a tela do gerenciador:
Clique no botão Catalogo de estações, para definir as máquinas que serão atualizadas em sua rede, na opção, poderá selecionar uma ou todas as máquinas, conforme a necessidade e capacidade de sua rede
Automaticamente, o MUUP irá "varrer" em sua rede todas as estações de trabalho, com o sistema já instalado, então basta selecionar a maquina/IP desejado que será realizado o processo:
Selecionado o IP, clique no botão Adicionar:
Informado o IP, clique no botão Salvar:
Depois que salvou, ainda terá a opção de adicionar outra estação ou não, conforme a imagem abaixo:
Clicando em não, adicione mais estações, clicando em sim, continue com o processo:
Listada todas as estações que serão atualizadas, clique em fechar:
Localize e selecione a pasta raiz (Microuni) e a pasta onde está os executáveis, no exemplo abaixo está na pasta Enterprise:
Selecione os módulos, neste exemplo foi selecionado o Ajustaest, Checkout, compras e crediário e, em seguida marque o Checkbox Instalar:
Ao clicar em executar roteiros, o processo de instalação será inicializado, observe que o sistema irá atualizar automaticamente para a ultima versão disponível:
Ao término do processo, clique em sair.
Finalizado e as estações selecionadas atualizadas com sucesso.
Para conferir o que foi atualizado, basta acessar a pasta C:\Microuni\Enterprise (pasta dos executáveis) da estação de trabalho que foi atualizada, clicar com o botão direito do mouse no executável e observar que, a versão do arquivo é a mesma que foi destacada no processo de atualização, o MUPP atualiza os executáveis automaticamente em seus devidos diretórios.