Controle de Acesso ao Sistema

De Portal do Conhecimento MicroUniverso
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Este artigo contém instruções sobre como controlar e gerenciar os acessos ao sistema Enterprise.

Permissão ao Enterprise

O usuário “microuni” é o usuário master do sistema. Ele já vem cadastrado e não pode ser excluído. Este usuário tem acesso completo a todas as opções do sistema.

O controle de acesso às opções do Enterprise é feita através do escopo. Esta opção só aparece quando conectamos com o usuário microuni.

Quando cria-se um novo usuário, temos que colocá-lo como filho do microuni, ou seja, pertencente ao grupo microuni. Este novo usuário também terá acesso completo.

Como o usuário criado já tem acesso completo, temos apenas que determinar as opções que ele não poderá ter acesso. O escopo possui todas as opções do sistema.

Escolhemos a opção, clicamos com o botão direito do mouse e escolhemos “acesso”.


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O sistema irá mostrar todos os usuários existentes. Basta escolher os usuários que não terão acesso à aquela opção, passá-los para o grid da direita e escolher “Não permite”.


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Fazer isso para todas as opções em que os usuários não terão acesso.

Pode-se também criar um outro grupo além do microuni já existente. Basta entrar no cadastro de usuário e dar um duplo clique na pasta microuni. Várias outras pastas com o nome dos usuários existentes abrirão.

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Escolho um usuário e clico na primeira seta à esquerda, passando o nome para o grupo principal.


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Depois retiro o grupo microuni (clicando na seta à direita) que existia para este usuário.

No exemplo, foi criado um usuário, definido alguns acessos e restrições e, em seguida, criado um novo usuário com as mesmas atribuições e ao invés de definir os acessos um a um, simplesmente informo que o usuário pertence ao grupo principal daquele anteriormente criado e a partir daí este novo usuário assumiu todas as definições do outro.

Permissão Tradewin

As permissões do TradeWin são feitas na opção sistema-administrador.

Dentro desta opção: Cadastro/Grupo de usuários/Acesso a opções.


Clique em novo, de um nome para o grupo e escolha um sistema que o grupo irá acessar e marque em acesso permitido.

O sistema irá mostrar as opções existentes. Clique no botão “relatório” para ver os relatórios, para ver os cadastros.

Então basta marcar o que este grupo poderá ter acesso e qual o tipo de acesso.


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Depois que os grupos estiverem criados, basta relacionar os usuários àqueles grupos os quais pertencem, na opção Cadastro/Usuário.