Como liberar edição de notas importadas pelo XML no Financeiro Contábil
Este artigo contém instruções para do processo para liberar edição de notas importadas pelo XML no Financeiro Contábil.
Existem situações onde se deseja interferir nos dados de uma nota de entrada importada de arquivo XML no Financeiro Contábil.
Nestas notas os campos ficam bloqueados para edição para garantir integridade dos dados armazenados no sistema em relação àqueles enviados pelo fornecedor no arquivo XML.
Mas para os casos onde o usuário identificar a necessidade de edição dos dados importados, foi criado o recurso de Liberar Edição.
Para usar este recurso o usuário deverá ter o parâmetro por usuário Permite editar nota de entrada importada de XML com valor S. Este parâmetro só poderá ser alterado pelo usuário MICROUNI.
Tutorial
O procedimento a ser seguido é:
- Importar o XML
- Clicar em Aplicar e responder Confirma a operação com ‘Não’
- Voltar à capa da nota e clicar em ‘Liberar Edição’
- Outra opção é selecionar uma nota que tenha sido salva com ‘Confirma operação’ = ‘Não’ e clicar em Liberar Edição
A partir daí todos os campos ficam abertos para edição e a responsabilidade pela qualidade dos dados fica a cargo do usuário.
O sistema vai fazer as validações para garantir que a soma dos itens corresponda ao valor total da nota, soma das duplicatas corresponda ao total da nota, dentre outras. Mas não haverá garantia que os dados correspondam àqueles enviados pelo fornecedor. Portanto, este recurso deve ser usado com muito cuidado.
Situações onde a edição se faz necessária
Exemplos de situações onde a edição se faz necessária:
- Nota de compra de atacadista onde os produtos sujeitos a ST não tiveram os dados de base e valor de ST retidos informados no XML.
Neste caso, a liberação de edição permite informar estes dados no grid Impostos da tela de itens de nota.
- Produtos fornecidos numa unidade de medida que não tem um fator de conversão fixo.
- Suponhamos uma nota de entrada do produto Arruela onde o fornecedor envia 1 KG do produto
O produto Arruela e vendido na unidade PCA, mas 1 KG de arruelas não tem um numero exato de peças. Numa nota esta relação pode ser de 90 peças por Kg, em outra nota pode ser de 93 peças e numa terceira nota pode ser de 89 peças.
A solução é cadastrar a Unidade 2 como KG e um fator de conversão de 90 ( por exemplo), ao receber a nota, deverá ser contado o numero de arruelas correspondentes ao 1KG destacado na nota. Suponhamos que foram encontras 92 peças.
- Importar a nota, que vai trazer 1KG de Arruelas
Liberar Edição da nota.
Alterar unidade para PCA. Alterar quantidade para 92. Alterar o preço unitário para o preço da nota dividido por 92. Desta forma o preço total continuará o mesmo.
Se houver pedido relacionado o sistema fará o ajuste automaticamente.
Se houver Composições de Despesas não Inclusas, estas deverão ser ajustadas manualmente.
Se houver valor de Frete, Seguro e Outras despesas, estes deverão ser ajustados manualmente.