Como definir obrigatório o endereço de email no cadastro do cliente
Este artigo contém instruções para definir a obrigatoriedade do endereço de email no cadastro do cliente
O objetivo é permitir ao usuário consultar, alterar ou incluir o endereço de email no cadastro de comunicações do cliente.
Tutorial
PASSO 1
Acessar o módulo Masteren/Cadastro/Nucleo Comum - Empresa
Para definir, terá que acessar o cadastro da Empresa (Masteren/Cadastro/Nucleo Comum - Empresa);
Selecione sua empresa e clique na guia Parâmetros;
Clique na varinha para carregar os parâmetros;
Localize o parâmetro: Padrão de inclusão de email de cliente
PASSO 2
Ao clicar no botão salvar, verificar o conteúdo do parâmetro Padrão de inclusão de email de cliente?:
Caso esteja configurado com 0 (Não é obrigatório): Permitir gravar em branco. Se o campo ‘Email’ estiver em branco, não atualizar o cadastro.
Caso esteja configurado com 1 (É obrigatório somente para pessoa Jurídica): Se o cliente for uma pessoa física, permitir gravar com o campo em branco. Se o cliente for uma pessoa jurídica, o campo será obrigatório.
Caso o usuário deixe o campo em branco, e o cliente for uma pessoa jurídica, exibir a mensagem:
Mensagem: Campo email é obrigatório para pessoa jurídica, favor informar.
Caso esteja configurado com 2 (É obrigatório para todos os clientes): Não permitir gravar o registro com o campo email em branco. Se o usuário deixar o campo em branco, exibir a mensagem:
Mensagem: Campo email é obrigatório, favor informar.
PASSO 3
Dessa forma, o sistema obrigar o usuário a informar o endereço de email no momento do cadastro do cliente.

