31 - Erro Pinpad
Este artigo contém instruções sobre o procedimento para solucionar o problema no Pinpad que começa a apresentar erro quando passa o cartão na máquina do TEF.
Tutorial
O erro 31 no Pinpad geralmente indica uma falha de comunicação, que pode ser resolvida verificando as conexões físicas, reiniciando o sistema e o dispositivo, e, se necessário, reinstalando os drivers.
Tente trocar a porta USB do computador e reiniciar o PC. Se não resolver, verifique a porta COM no Gerenciador de Dispositivos, confira as configurações no arquivo .ini e, por fim, reinstale o driver do PINpad.
PASSO 1
PASSO 2
Verificações básicas
Verifique as conexões: Certifique-se de que o PINpad esteja ligado e o cabo USB firmemente conectado ao computador.
Troque a porta USB: Conecte o PINpad em outra porta USB, preferencialmente uma localizada diretamente na placa-mãe do computador (no painel traseiro da CPU).
Reinicie o sistema: Feche o sistema de vendas (ECF) e reinicialize o computador.
PASSO 3
Soluções avançadas
Verifique o Gerenciador de Dispositivos:
Abra o Gerenciador de Dispositivos (pesquise por "Gerenciador de Dispositivos" no menu Iniciar).
Verifique se o PINpad está sendo reconhecido corretamente e anote a porta COM que ele está utilizando (ex: COM3)
PASSO 4
Configure o arquivo de configuração:
Abra o arquivo ClisiTef.ini (o local pode variar dependendo do sistema).
Localize a seção [PinPadCompartilhado] e insira a porta COM correta na linha Porta=XX (o número da porta deve ter dois dígitos, como 05). Se não tiver certeza, Porta=AUTO_USB também pode funcionar em alguns casos.
PASSO 5
Atualize ou reinstale o driver:
Se o problema persistir, pode ser necessário reinstalar o driver original do PINpad.
Verifique se há atualizações para o seu driver através do site do fabricante ou do Windows Update.
