31 - Erro Pinpad

De Portal do Conhecimento MicroUniverso
Ir para navegação Ir para pesquisar

Este artigo contém instruções sobre o procedimento para solucionar o problema no Pinpad que começa a apresentar erro quando passa o cartão na máquina do TEF.

Tutorial

O erro 31 no Pinpad geralmente indica uma falha de comunicação, que pode ser resolvida verificando as conexões físicas, reiniciando o sistema e o dispositivo, e, se necessário, reinstalando os drivers.

Tente trocar a porta USB do computador e reiniciar o PC. Se não resolver, verifique a porta COM no Gerenciador de Dispositivos, confira as configurações no arquivo .ini e, por fim, reinstale o driver do PINpad.

PASSO 1

31 - Erro Pinpad 1.png

PASSO 2

Verificações básicas

Verifique as conexões: Certifique-se de que o PINpad esteja ligado e o cabo USB firmemente conectado ao computador.

Troque a porta USB: Conecte o PINpad em outra porta USB, preferencialmente uma localizada diretamente na placa-mãe do computador (no painel traseiro da CPU).

Reinicie o sistema: Feche o sistema de vendas (ECF) e reinicialize o computador.

PASSO 3

Soluções avançadas

Verifique o Gerenciador de Dispositivos:

Abra o Gerenciador de Dispositivos (pesquise por "Gerenciador de Dispositivos" no menu Iniciar).

Verifique se o PINpad está sendo reconhecido corretamente e anote a porta COM que ele está utilizando (ex: COM3)

PASSO 4

Configure o arquivo de configuração:

Abra o arquivo ClisiTef.ini (o local pode variar dependendo do sistema).

Localize a seção [PinPadCompartilhado] e insira a porta COM correta na linha Porta=XX (o número da porta deve ter dois dígitos, como 05). Se não tiver certeza, Porta=AUTO_USB também pode funcionar em alguns casos.

PASSO 5

Atualize ou reinstale o driver:

Se o problema persistir, pode ser necessário reinstalar o driver original do PINpad.

Verifique se há atualizações para o seu driver através do site do fabricante ou do Windows Update.