Carta Cobrança: mudanças entre as edições

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(Carta Cobrança)
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<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">'''Criar um relatório que permita que a empresa envie cartas de cobrança para os clientes que estiverem com duplicatas atrasadas.'''</span></span>
<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif">'''Este artigo irá demonstrar como emitir e configurar um relatório que permita que a empresa envie cartas de cobrança para os clientes que estiverem com duplicatas atrasadas.'''</span></span>


==<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif"><b>Tutorial</b></span></span>==
==<span style="color:#43A4D1"><span style="font-family:poppins,sans-serif"><b>Tutorial</b></span></span>==
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=== <span style="color:#8A8A99"><span style="font-family:poppins,sans-serif">PASSO 2</span></span> ===
Configurações necessárias para  gerar a carta de cobrança


A Data de Referência será sempre a data atual como padrão mas poderá ser alterada. O relatório buscará apenas contas a receber cujo vencimento seja menor que esta data.


Acessar: Núcleo Comum - Filial


Selecionar a filial desejada ir em parâmetros:
O filtro de Filial é obrigatório e o de Cliente é opcional.




Atraso mínimo para emissão de carta modelo 1 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 1. Ex: 5
Repare no check-box “Impressão Oficial”. Ele só vai permitir imprimir (visualizar pode) se ele estiver marcado. O usuário deverá marcá-lo, clicar em imprimir e confirmar o sucesso da impressão. Após isto deverá clicar no botão “Imprimir Etiquetas”. As etiquetas são as mesmas do relatório de etiquetas.


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 2 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 2. Ex: 12
Só vão aparecer etiquetas de clientes para os quais foram impressos cartas de cobrança e depois não foram impressos etiquetas para eles. Após a impressão deverá ser confirmado se imprimiu tudo corretamente. Depois desta confirmação eles não aparecerão mais.


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 3 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 3. Ex: 20
=== <span style="color:#8A8A99"><span style="font-family:poppins,sans-serif">PASSO 2</span></span> ===
'''Configurações''' necessárias para gerar a carta de cobrança, caso ainda não tenha sido efetuada a configuração;


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 4 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 4. Ex: 30
Os passos abaixos são efetuados uma uma única vez, ou posteriormente se precisar alterar alguma configuração.


[[Arquivo:Cobranca6.png|centro|commoldura]]




<span style="color:#8A8A99"><span style="font-family:poppins,sans-serif">PASSO 3</span></span>
Acessar: Núcleo Comum - Filial


Núcleo Comum - Cleinte
Selecionar a filial desejada ir em parâmetros:


Selecionar o cliente e efetuar configuração:
[[Arquivo:Cobranca6.png|centro|commoldura]]


Recebe Carta de Cobrança até :


Define qual o maior modelo de carta de cobrança que o cliente pode receber. Se for 0 (zero) ou ‘em branco’ ele não receberá carta de cobrança. Ele nunca vai receber uma carta de modelo maior que o informado aqui.
Atraso mínimo para emissão de carta modelo 1 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 1. Ex: 5


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 2 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 2. Ex: 12


[[Arquivo:Cobranca8.png|centro|commoldura]]
Atraso mínimo para emissão de carta modelo 3 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 3. Ex: 20


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 4 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 4. Ex: 30


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 1


Filial


Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 1. Ex: 30
<span style="color:#8A8A99"><span style="font-family:poppins,sans-serif">PASSO 3</span></span>


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 2
Ainda dentro do cadastro da filial


Filial
Ir em dados adicionais e adicionar as informações:
[[Arquivo:Cobrança13.png|centro|commoldura]]
Texto da carta de cobrança modelo 1


Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 2. Ex: 60
Texto da carta de cobrança modelo 2


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 3
Texto da carta de cobrança modelo 3


Filial
Texto da carta de cobrança modelo 4


Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 3. Ex: 90
Neste campo irá informar o texto que deverá ser impresso na carta.


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 4
Para facilitar a digitação do texto e visualização clicar no desenho do papel que aparece no começo do dado adicional.


Filial
[[Arquivo:Cobrança15.png|centro|commoldura]]


Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 4. Ex: 180
Assim irá abrir uma tela para digitação: (conforme imagem abaixo)


[[Arquivo:Cobrança17.png|centro|commoldura]]


Configurações
<span style="color:#8A8A99"><span style="font-family:poppins,sans-serif">PASSO 4</span></span>


Configurar a(s) filial(is), através do caminho abaixo.
Parâmetro por cliente – conta a receber ou se a regra for a mesma para todos configurar nos parâmetros gerais.


Parâmetros gerais:  Cliente:  Recebe Carta de Cobrança até


Na tela da filial, selecionar a guia “Dados Adicionais”
Define qual o maior modelo de carta de cobrança que o cliente pode receber. Se for 0 (zero) ou ‘em branco’ ele não receberá carta de cobrança. Ele nunca vai receber uma carta de modelo maior que o informado aqui.


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No botão de Mais adicionar os campos “Texto da carta de cobrança modelo (1,2,3 e 4), como segue.
Configuração por cliente.


 
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1.1 Exemplos de carta de cobrança:
 
1.1.1 Carta de Cobrança (1º aviso)
 
Cidade, 99 de mes de 9999.
 
Sr. nome:
 
Nosso controle de pagamentos acusa, em sua conta, prestação vencida há mais de 10 dias, motivo pelo qual pedimos a V. Sa. sua imediata regularização.
 
Tendo em vista que a emissão deste aviso é automática, por computador, caso V. Sa. já tenha pago até a data da entrega do mesmo, solicitamos inutilizá-lo.
 
Atenciosamente,
 
Nome da empresa,
 
Gerente de Cobranças.
 
1.1.2 Carta de Cobrança (2º aviso)
 
Cidade, 99 de mes de 9999.
 
Sr. nome:
 
Nosso controle de pagamento continua acusando, em sua conta, prestação vencida há mais de 25 dias, apesar de nossa carta de 15/11/06.
 
Pedimos a V. Sa. que regularize urgentemente essa situação; caso contrário, seremos obrigados a encaminhar o assunto a nosso Departamento Jurídico.
 
Atenciosamente,
 
Nome da empresa,
 
Gerente de Cobranças.
 
1.1.3 Carta de Cobrança (3º aviso)
 
Cidade, 99 de mes de 9999.
 
Sr. nome:
 
Solicitamos seu comparecimento até o dia 04/12/06 em nossos escritórios, localizados na Avenida Afonso Pena, 250, conjunto 03, a fim de efetuar pagamento da Duplicata nº 691, de seu aceite, com vencimento em 15/11/06, em favor de DEF Comercial Ltda.
 
Seu não-comparecimento nos obrigará a tomar medidas judiciais.
 
Atenciosamente,
 
Nome da empresa,
 
Gerente do Departamento Jurídico.
 
1.1.4 Carta de Cobrança (4º aviso)
 
Cidade, 99 de mes de 9999.
 
Sr. nome:
 
Tendo em vista que V. Sa. não nos procurou no prazo estipulado em nossa carta de 21/11/06, comunicamos que a Duplicata em questão foi levada a Protesto, medida inicial no Processo de Execução que iremos intentar contra V. Sa., caso o pagamento não seja efetuado no 3º Cartório de Protesto de Letras e Títulos.
 
Atenciosamente,
 
Nome da empresa,
 
Gerente do Departamento Jurídico.

Edição das 12h53min de 28 de agosto de 2024

Este artigo irá demonstrar como emitir e configurar um relatório que permita que a empresa envie cartas de cobrança para os clientes que estiverem com duplicatas atrasadas.

Tutorial

PASSO 1

Acessar o sistema Financeiro - Conta a Receber - Relatórios - Carta Cobrança.

Cobranca1.png
Cobrança20.png


A Data de Referência será sempre a data atual como padrão mas poderá ser alterada. O relatório buscará apenas contas a receber cujo vencimento seja menor que esta data.


O filtro de Filial é obrigatório e o de Cliente é opcional.


Repare no check-box “Impressão Oficial”. Ele só vai permitir imprimir (visualizar pode) se ele estiver marcado. O usuário deverá marcá-lo, clicar em imprimir e confirmar o sucesso da impressão. Após isto deverá clicar no botão “Imprimir Etiquetas”. As etiquetas são as mesmas do relatório de etiquetas.

Só vão aparecer etiquetas de clientes para os quais foram impressos cartas de cobrança e depois não foram impressos etiquetas para eles. Após a impressão deverá ser confirmado se imprimiu tudo corretamente. Depois desta confirmação eles não aparecerão mais.

PASSO 2

Configurações necessárias para gerar a carta de cobrança, caso ainda não tenha sido efetuada a configuração;

Os passos abaixos são efetuados uma uma única vez, ou posteriormente se precisar alterar alguma configuração.


Acessar: Núcleo Comum - Filial

Selecionar a filial desejada ir em parâmetros:

Cobranca6.png


Atraso mínimo para emissão de carta modelo 1 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 1. Ex: 5

Atraso mínimo para emissão de carta modelo 2 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 2. Ex: 12

Atraso mínimo para emissão de carta modelo 3 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 3. Ex: 20

Atraso mínimo para emissão de carta modelo 4 -  Número mínimo de dias de atraso para envio da carta no modelo 4. Ex: 30


PASSO 3

Ainda dentro do cadastro da filial

Ir em dados adicionais e adicionar as informações:

Cobrança13.png

Texto da carta de cobrança modelo 1

Texto da carta de cobrança modelo 2

Texto da carta de cobrança modelo 3

Texto da carta de cobrança modelo 4

Neste campo irá informar o texto que deverá ser impresso na carta.

Para facilitar a digitação do texto e visualização clicar no desenho do papel que aparece no começo do dado adicional.

Cobrança15.png

Assim irá abrir uma tela para digitação: (conforme imagem abaixo)

Cobrança17.png

PASSO 4

Parâmetro por cliente – conta a receber ou se a regra for a mesma para todos configurar nos parâmetros gerais.

Parâmetros gerais: Cliente: Recebe Carta de Cobrança até

Define qual o maior modelo de carta de cobrança que o cliente pode receber. Se for 0 (zero) ou ‘em branco’ ele não receberá carta de cobrança. Ele nunca vai receber uma carta de modelo maior que o informado aqui.

Cobrança19.png


Configuração por cliente.

Cobranca8.png